metal zamac

Diferenças entre o metal Zamac com outros tipos de materiais

Entenda por que o metal Zamac é a melhor opção para desenvolver o seu produto, e saiba quais as diferenças dele para outros tipos de materiais.

Um dos principais metais utilizados pela Fanton na elaboração de seus produtos é o Zamac, um material que apresenta alta resistência à corrosão, tração, choques e desgastes.

Dentre as ligas de metais não ferrosos mais utilizados, o Zamac possui preferência por suas propriedades físicas e mecânicas.

Além da ampla capacidade de revestimento por eletrodeposição como banho de cromo, níquel, cobre e ouro, por exemplo.

Confira no texto qual a diferença entre o Zamac e outros tipos de materiais. Boa leitura!

Por que o zamac é a melhor escolha?

Para que você e a sua empresa se sintam seguros na escolha do Zamac como matéria-prima para seu produto, vamos mostrar, a seguir, três materiais e suas diferenças.

Latão

O latão é uma liga metálica de cobre e zinco, por ser considerado um material nobre, possui um valor de aquisição bem mais alto que o Zamac.
Porém, se não for encerado ou lacado, ele reage às condições ambientais, causando corrosão e desenvolvimento de uma pátina marrom a cinza esverdeada.

Mesmo sendo o preferido para quem procura acessórios e produtos em dourado, para manter o tom original, recomenda-se escolher superfícies polidas e evitar o uso do latão para portas usadas com frequência ou em espaços expostos às condições ambientais.

Aço Inox

O aço inox é considerado um material nobre, geralmente utilizado em utensílios de cozinha, justamente por sua excelente resistência mecânica e propriedades antioxidante.
Também utilizado em torneiras e maçanetas, pois independente da força ou frequência de uso não apresenta desgaste como amassados ou arranhões. Por isso, é indicado para lugares que demandam mais resistência, como ambientes externos.
Outro diferencial é que quando polido apresenta bastante reflexo.
Por conta disso, seu valor é muito maior que o latão e o Zamac.

Alumínio

O alumínio é muito encontrado em esquadrias de janelas, portas e maçanetas. Isso se dá por ter baixa manutenção e leveza.
A liga é obtida a partir da transformação da bauxita em óxido de alumínio, e o material possui elevada resistência a intempéries e corrosão.
Trata-se do segundo metal mais maleável, o primeiro é o ouro, e o sexto mais dúctil.

O custo de aquisição não é tão alto, mas ainda assim o Zamac sai a frente.

Nossos processos respeitam o meio ambiente

Aqui na Fanton, reconhecemos a importância e a responsabilidade do consumo consciente, redução do impacto ambiental e os desperdícios da cadeia produtiva.

Tudo isso sem perder a qualidade do produto.

Em nossos processos garantimos a isenção de metais pesados, que são considerados substâncias tóxicas e oferecem riscos ao meio ambiente e à saúde.

Além disso, contamos com um moderno sistema de tratamento de água. Após seu uso no processo, ela passa por colunas de carvão ativado e troca iônica, e então, é reutilizada em um ciclo fechado.

Com o reciclo da água, a empresa deixa de lançar no meio ambiente aproximadamente 5 mil litros de água por dia.

Ficou com alguma dúvida sobre nosso processo ou quer desenvolver seu produto? Fale com nossa equipe de atendimento!

Compartilhe

Cadastre-se e para receber nossos conteúdos